EXAMES

Videoendoscopia da Deglutição

A videoendoscopia da deglutição é realizada com o mesmo aparelho da videonasolaringoscopia, uma microcâmera digital, acoplada na ponta de um equipamento fino e flexível. Nesse caso, o aparelho é introduzido através de uma das narinas, sendo alocado em uma posição estável na rinofaringe, de forma que permita a avaliação do paciente deglutindo.

O procedimento é realizado em consultório, com o paciente sentado na cadeira de exame, ou no colo da mãe, e geralmente é bem tolerado, mesmo em crianças e recém-nascidos. Após a colocação da microcâmera em posição, alimentos de diferentes consistências, são oferecidos ao paciente que os ingere normalmente, enquanto o examinador avalia as fases da deglutição, permitindo avaliar problemas para engolir em tempo real.

Está indicado em casos de disfagia, engasgos e distúrbios da deglutição em geral. Muito utilizado em pacientes com doenças neurológicas, como pós derrames, tremores, doença de Parkinson etc. Tem a grande vantagem de poder ser realizado também no domicílio do paciente, facilitando muito a vida daqueles com dificuldade de locomoção.